Marcadores

segunda-feira, 14 de maio de 2018

VOCÊ SABIA? - Moedas de Israel



Você sabia que, quase às vésperas de Israel celebrar seu aniversário de 70 anos com belas moedas comemorativas, um importante achado de moedas antigas aconteceu em Jerusalém? Um incrível tesouro de moedas de bronze que datava do período da revolta judaica contra a ocupação romana - 67 a 70 dC - últimos anos antes da destruição do Segundo Templo, que ocorreu em 70 dC.








A arqueóloga Eilat Mazar, em seus presentes trabalhos de escavação no parque Ophel, exatamente sob a parede sul do Monte do Templo, teve a alegria de encontrar estas moedas em meio a um sítio de artefatos arqueológicos.






São moedas de bronze de 1,5cm, ali deixadas por judeus escondidos numa gruta de amplas dimensões (uma área de aproximadamente 98m2) na época do assédio de Roma a Jerusalém, de 66 a 70 dC.
O cerco durou alguns anos até a completa destruição do Segundo Templo e o arrasamento da cidade de Jerusalém.                                                                                                                                                                                                
Estas moedas, em sua grande maioria, são datadas do Ano Quatro, 69-70 dC.

Neste ano quatro, houve uma mudança no texto inscrito nas moedas: “Pela Liberdade de Sião”, passou a ser “Pela Redenção de Sião”.
Esta alteração de sentimentos mostra a angústia dos judeus acossados naquela época de insegurança, medos e privações.

"Uma descoberta destas - moedas antigas com as palavras gravadas "Liberdade" e "Redenção" - achadas precisamente antes do começo do Festival judeu da Liberdade e da Redenção - a Páscoa - é incrivelmente emocionante" - afirmou a arqueóloga.
Completando o assunto das antigas moedas, elas também apresentavam símbolos relativos à Festa dos Tabernáculos, tais como plantas de cidra, murta, salgueiro e palma.

Retornemos agora aos nossos tempos, século XXI, tempos de festas e alegrias, tempos de novas e significativas moedas para homenagear os 70 anos do país.





Cercadas de surpresas e belas expectativas, as moedas terão um colorido similar às recentes e fenomenais moedas italianas, e serão lançadas com valores de 1, 2, e 10 shekalim, números estes que aparecerão entre as duas listras da bandeira.
No outro verso da moeda haverá uma estrela de Davi, o número 70 e a palavra Israel.

Logo abaixo aparecerá a frase “Legado de Renovação” e ao longo da borda, a frase “70 anos do Estado de Israel”, em hebraico, árabe e inglês.


O Dr. Karnit Flug, governador do Banco de Israel, assim falou ao Canal Dois sobre as novas moedas:

“Israel fez enormes conquistas econômicas em seus 70 anos. Às vésperas do 70º Dia da Independência do Estado, que o Banco de Israel está marcando com o lançamento de moedas comemorativas especiais, temos diante de nós muitos desafios sociais e econômicos, mas também temos muito para nos orgulharmos.”


Este texto é uma colaboração de Itanira Heineberg para o EshTá na Mídia.

FONTES:

3 comentários:

  1. Jerusalém é ou não é dos judeus?

    ResponderExcluir
  2. E eu faço outra pergunta: houve em algum momento da história, no local uma nação chamada " palestina", com capital Jerusalém, a não ser ISRAEL?????

    ResponderExcluir
  3. WTF

    Num dado momento da história também não havia Portugal...

    Acho que os Celtas devem também exigir uma fatia de Portugal que já foi deles...

    ResponderExcluir